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Neste espaço, quero compartilhar com você informações sobre Comunicação, Português e Redação. 


10 Erros que você deve eliminar dos seus e-mails

10 ERROS QUE VOCÊ DEVE ELIMINAR DOS SEUS E-MAILS

Profa. Carla Venâncio

 

Alguns deslizes gramaticais são muito comuns e podem até passar despercebidos. Entretanto, há equívocos grosseiros que podem comprometer a sua credibilidade profissional. Para ajudá-lo a escrever melhor, selecionei 10 erros comuns que você deve eliminar das suas mensagens. Vamos lá?

 

Depto. ou dep.?

Para abreviar departamento, use dep.; para departamentos, deps. Esqueça a forma depto.

Exemplos:

Trabalho no Dep. de Compras. (forma adequada)

Trabalho no Depto. de Compras. (forma inadequada)

 

Como se abrevia “atenciosamente”?

Caso queira abreviar atenciosamente na hora de finalizar seus e-mails, não cometa o erro de usar att.  Use as formas corretas at.te ou atte.

 

13h30 ou 13:30hs?

Qual é a forma correta de grafar horas? Esqueça os dois-pontos, o hs e o hrs. As formas adequadas são:

A reunião começará às 13h.

Seu voo está marcado para as 13h30.

Deve chegar após as 13h30min.

Saiba que o uso de min só é obrigatório quando se faz referência a segundos: 13h30min10s. Quando os segundos não são mencionados, o uso passa a ser facultativo.

 

Devo usar crase para apresentar horas?

Deve, sim. Perceba que, nos exemplos acima, a crase aparece em “A reunião começará às 13h”. Perfeito! Mas por que não há crase nos outros dois exemplos? É fácil! Caso apareça preposição antes do as, a crase deve ser dispensada. Veja mais uma vez:

Seu voo está marcado para as 13h30.

Deve chegar após as 13h30min.

Nos dois casos, apareceram preposições (para, após) antes do as, por isso esqueça a crase.

 

Voo ou vôo?

Falando em voo, o Novo Acordo Ortográfico estabeleceu que os hiatos ee e oo não devem ser acentuados, por isso troque crêem, dêem, vôo e perdôo pelas formas creem, deem, voo e perdoo.

Exemplos:

Os acionistas creem que a estratégia será um sucesso. (forma adequada)

Os acionistas crêem que a estratégia será um sucesso. (forma inadequada)

 

Idéia ou ideia?

A palavra ideia perdeu o acento, assim como assembleia, Coreia, plateia, geleia. Muitos profissionais ainda fazem confusão.

 

Cuidado com a vírgula

É muito comum que e-mails menos formais comecem com uma saudação. Nesses casos, lembre-se de utilizar vírgula(s) para isolar o vocativo (aquela palavra que você usa para “chamar” o seu interlocutor). Veja duas formas adequadas:

Olá, Carla. Como vai?

Bom dia, João.

 

Anexo ou em anexo?

Há gramáticos que já aceitam as duas formas como corretas, mas outros condenam o uso da expressão em anexo. Caso você escolha usar a palavra anexo, lembre-se que ela deve concordar com o termo a que se refere. Veja alguns exemplos:

Enviou a carta anexa.

Enviou, anexas, as cartas.

Segue o documento anexo.

Seguem, anexos, os documentos.

 

Já a expressão em anexo é invariável.

Enviou, em anexo, as cartas.

Seguem os documentos em anexo.

 

Meses do ano: inicial maiúscula ou minúscula?

Ao grafar os meses do ano, saiba que eles devem ser grafados com inicial minúscula, exceto se estiverem começando um parágrafo.

Exemplos:

Faremos o fechamento em janeiro.

São Paulo, 27 de fevereiro de 2022.

Março é o mês de apuração dos resultados.

 

Sito à ou na?

É muito comum que profissionais escrevam “sito à rua...”. Não use “sito a”, use “sito na”. Da mesma forma, quem mora, mora na rua, na avenida, no bairro, no país. Quem reside, reside na rua, na avenida, no bairro, no país.  

 

Espero que você tenha gostado das dicas deste artigo.

Um abraço e até a próxima!


Elimine erros de ortografia dos seus textos.

MUSSARELA OU MUÇARELA?

Profa. Carla Venâncio


Segundo pesquisa publicada pela Catho, mais de 30% dos candidatos a uma vaga são eliminados por erros gramaticais. De acordo com a Nube, esse número sobe para quase 50% quando se trata da contratação de estagiários. Isso significa que você precisa ser um Machado de Assis? Claro que não!

Em primeiro lugar, é necessário verificar se sua profissão exige que você fale e escreva bem. Em caso positivo, lembre-se de que pequenos deslizes provavelmente passarão despercebidos e não farão diferença em suas mensagens. Por outro lado, há erros que são gritantes, facilmente identificados, e por isso mesmo são capazes de comprometer a sua imagem profissional.

Erros de ortografia são percebidos rapidamente, por isso não escreva, como vejo frequentemente nas redes sociais, excessão, mussarela, concerteza, denovo, oque, derrepente, apartir, porisso e voçê. Melhor empregar as formas corretas: exceção, muçarela, com certeza, de novo, o que, de repente, a partir, por isso e você.

Tome cuidado na hora de pronunciar as palavras. Dizer criente, pobrema, rezistro, seje, esteje, mortandela, drepedar, mendingo e tauba, por exemplo, pode revelar um certo desleixo com a sua fala. Prefira cliente, problema, registro, seja, esteja, mortadela, depredar, mendigo e tábua.

Outro problema comum é a falta de acentuação ou a acentuação incorreta dos vocábulos. Vale lembrar que algumas palavras não devem mais receber acento. É caso de voo, perdoo, enjoo, creem, deem e veem. Abandone as formas vôo, perdôo, enjôo, crêem, dêem e vêem. Além disso, troque idéia por ideia; heróico por heroico e assembléia por assembleia. Ah! E nunca mais use o trema: escreva cinquenta e linguiça em vez de cinqüenta e lingüiça. Combinado?

Na hora de escrever, cuidado com as formas abreviadas. Para departamento, use dep. e não depto. Para horas, prefira h no lugar de hs ou hrs. Para gramas, use g em vez de gr ou grs. Você já viu placas com a seguinte informação: “obras à 50 mts”? Elas são bastante comuns, mas estão erradas. Prefira “obras a 50m”.

Para evitar problemas assim, crie o hábito de revisar seus textos, leia bons livros e consulte dicionários sempre que uma dúvida surgir.

Espero que você tenha gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Letra maiúscula ou letra minúscula Carla Venâncio.mp4

Letra maiúscula ou letra minúscula?

Use a comunicação para conseguir cooperação

O SEGREDO DAS CONVERSAS PRODUTIVAS

Profa. Carla Venâncio

 “Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode desenvolver.” (O Monge e o Executivo)

 Conversar com seus colegas de trabalho, com líderes ou com clientes nem sempre é uma tarefa fácil. Saber o que de fato desejam e as expectativas que possuem pode ser um desafio. E, se você desconhece o que o outro precisa, como fazer um trabalho com excelência? Por isso, saber escutar é fundamental para compreender as mensagens que você recebe e para realizar bem as suas atividades. Mas você consegue escutar o que as pessoas dizem? Neste artigo, separei algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa. Vamos lá?

 

LIVRE-SE DAS DISTRAÇÕES

Saiba que é muito comum que você se distraia durante uma conversa e não escute quase nada do que o outro diz. Uma pesquisa realizada numa universidade americana, com estudantes de psicologia, revelou que apenas 12% dos alunos estavam, de fato, escutando o que o professor dizia. Os demais pensavam nos próprios problemas, no que fariam depois da aula e, pasmem, 20% tinham pensamentos eróticos. Para evitar as distrações, tente manter o foco na conversa, afaste os pensamentos indesejados e evite prestar atenção em tudo o que acontece ao seu redor. Se isso não for suficiente, crie o hábito de fazer anotações durante a conversa. Isso pode ajudá-lo a se manter concentrado e a acompanhar o que o outro fala.

 

 TENHA CERTEZA DE QUE COMPREENDEU A MENSAGEM

Frequentemente compreendemos de forma equivocada o que o outro fala. Segundo Peter Drucker, 60% de todos os problemas administrativos são decorrentes de falhas de comunicação. Além disso, você sabia que uma pessoa pode pronunciar de 100 a 150 palavras por minuto, mas que nosso cérebro pode processar até 600 palavras no mesmo período? Desse modo, aproveite o tempo “vago” para refletir sobre o que o outro diz. Observe quais lacunas o discurso apresenta e tente completá-las. Para isso, aprenda a fazer perguntas para verificar se o que o outro disse foi realmente o que você compreendeu. Perguntas como “Você pode me explicar melhor essa ideia?” ou “Quando você afirmou X, o que você quis dizer?” podem ajudá-lo nessa tarefa. Outro truque é parafrasear o discurso do outro, ou seja, repetir com suas palavras o que foi dito para garantir que a mensagem chegou a você da forma correta.

 

 EVITE ALGUNS COMPORTAMENTOS

Há comportamentos que você deve evitar quando deseja escutar:

·       Interromper o outro para mudar de assunto e monopolizar a conversa é um péssimo negócio.

·       Ficar pensando na resposta que dará enquanto tenta ouvir só atrapalha a comunicação.

·       Interromper para corrigir (Isso não é desse jeito...) ou para julgar (Você está errado!) revela a sua incapacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo.

·       Fazer de conta que ouve também é um péssimo hábito: nada de olhar para alguém, balançar a cabeça, balbuciar “é”, “sim”, “ahã” e não prestar atenção em nada.

 

Para encerrar, lembre-se: o único caminho para compreender verdadeiramente as pessoas é escutar o que elas têm a dizer.

 Espero que você tenha gostado.

Um abraço e até a próxima!

Elimine 8 erros comuns de suas mensagens Carla Venâncio.mp4

Elimine 8 erros de suas mensagens

Saiba como conquistar clientes

COMO CONQUISTAR CLIENTES

Profa. Carla Venâncio

 

Conquistar clientes nem sempre é uma tarefa fácil. Em tempos de muita competitividade, isso se torna ainda mais difícil, mas é fato que, além de preço justo e produtos e serviços de qualidade, clientes buscam excelentes atendimentos. Você sabe como construir relacionamentos capazes de encantar seus clientes e transformá-los em fãs do profissional que você é? Separei algumas dicas que podem ajudá-lo.

1. Crie uma primeira impressão poderosa

Ao dizer “olá” ao cliente, imediatamente ele passará a julgá-lo por sua aparência. O que você veste, sua linguagem corporal, seu tom de voz, tudo será avaliado de forma automática e inconsciente. Isso faz parte da natureza humana e não há como impedir, mas algumas ações podem neutralizar uma possível desconfiança: faça contato visual, sorria, cumprimente o cliente de forma gentil e educada, chame-o pelo nome, mostre energia e disposição, adote uma postura confiante e vista-se de forma adequada. Nos segundos iniciais, esse comportamento provavelmente será suficiente para desarmar as resistências do seu interlocutor.

 

2. Estabeleça conexão

Para ser bom de conversa, aprenda a ser um ótimo ouvinte. Livre-se de distrações, como celulares, computadores e conversas paralelas. Afaste os pensamentos indesejados e ouça apenas o que o cliente diz.  Coloque-se inteiramente à disposição. Faça perguntas para confirmar se entendeu corretamente as colocações de quem fala. Segundo Thomas Dewey, “As maiores necessidades da natureza humana são: sentir-se importante, ser reconhecido e ser valorizado”. Ouvir com atenção mostrará ao seu cliente o quanto ele é importante para você.

 

3. Crie relacionamentos bem-sucedidos

O principal interesse do seu cliente é por ele mesmo. Não perca tempo falando sobre você. Converse sobre as necessidades do cliente, as opiniões do cliente, os sentimentos do cliente. Essa estratégia, além de mostrar que você o valoriza, deve ajudá-lo a entender melhor do que exatamente ele precisa.


4. Apresente soluções

O seu cliente vem em busca de solução para alguma dificuldade, por isso de nada adiantará tratá-lo com a atenção que ele merece se você não o ajudar a resolver problemas.  Quanto mais as expectativas do seu cliente forem satisfeitas, mais ele se sentirá compelido a fazer novos negócios com você. Falando nisso, você já parou para pensar quais são as soluções que você oferece aos seus clientes? Como o seu trabalho pode ajudá-los? Pense sobre isso antes de qualquer coisa.

 

Para finalizar, vale ressaltar que, em um mundo globalizado, onde produtos e serviços, muitas vezes, são semelhantes em qualidade e preço, prestar um atendimento nota 10 pode ser o diferencial que você procura. Afinal, um cliente satisfeito, um cliente que se torna fã do seu trabalho, é a melhor propaganda que você pode ter.

 

Um abraço e até a próxima.

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Elimine 3 erros comuns dos seus e-mails!

Aprenda a usar a comunicação a seu favor.

COMO USAR A COMUNICAÇÃO PARA NÃO ENLOUQUECER NOS AMBIENTES DE TRABALHO

Carla Venâncio

 

Há um ditado que diz “É conversando que a gente se entende”, mas são tantos os conflitos gerados nos processos de comunicação que o ditado estaria mais para “Se quiser viver em paz, não converse com ninguém”.

Enquanto nos relacionamentos pessoais você tem mais liberdade para escolher com quem prefere se relacionar, nos ambientes de trabalho isso não acontece. Você precisa manter um canal de comunicação aberto com muitas pessoas, mesmo que não haja nenhuma afinidade entre vocês. E você pode me dizer: “Não gosto de trabalhar com Fulano, não concordo com as ideias dele, ele é um chato! Como faço para manter uma comunicação adequada? Isso é possível?”.

Começo esclarecendo que onde há convivência, haverá conflito. Sempre! Entretanto, conhecer alguns aspectos sobre comunicação interpessoal pode ajudá-lo a enfrentar os desafios dos relacionamentos corporativos. Veja as três dicas que selecionei para você!

 

ESTABELEÇA UM CLIMA DE COMUNICAÇÃO ADEQUADO

Você já reparou que é muito fácil passar horas conversando com algumas pessoas enquanto com outras isso seria um tormento? Pois é, as nossas conversas podem ser parecidas com dias ensolarados ou com dias muito nublados. Segundo Ronald Adler e Neil Towne, os climas de comunicação dependem de algo relativamente simples: do quanto você acredita que o outro o valoriza, ou seja, se você acredita que é valorizado, a comunicação apresenta-se de forma mais satisfatória e agradável; se você acredita que o outro não valoriza quem você é, os climas tendem a ser ruins. Assim, se quiser manter um clima de comunicação adequado, a primeira estratégia é ajustar a sua atitude e demonstrar que você respeita e valoriza as pessoas com quem convive.

 

ENTENDA QUE A COMUNICAÇÃO EXIGE COOPERAÇÃO

Há uma frase muito popular nas redes sociais: “Sou responsável pelo que eu digo, não pelo que você entende”. Nada poderia estar mais longe da verdade! Uma comunicação envolve o outro. Se fosse uma atividade solitária, receberia o nome de monólogo. Assim, a cooperação é fundamental para que os interlocutores sejam capazes de compartilhar mentes e corações. Ao fazer uma apresentação ou ao preparar uma reunião, simplifique sua mensagem. Construa textos claros e corretos e use vocabulário acessível. Isso o ajudará a compartilhar suas ideias com mais sucesso. Vale ressaltar que, para que a comunicação aconteça, as duas partes precisam cooperar. Se uma delas se recusar a manter a comunicação, muito pouco poderá ser feito para que o ato comunicativo se realize de fato.

 

USE AS PALAVRAS A SEU FAVOR

É comum ouvirmos a frase “as palavras têm poder”. E é verdade! Quantas vezes você já passou o dia todo se sentindo bem e feliz depois de ter recebido um elogio? Nossas mensagens podem aproximar ou afastar as pessoas. Entenda, agora, quais mensagens aproximam as pessoas de você:

Não fale só da sua vida, do seu trabalho, da sua família, dos seus interesses. Fale sobre o assunto preferido do outro. Sabe qual é? Ele mesmo!

Sempre que a memória permitir, chame as pessoas pelo nome.

Cumprimente as pessoas, sem fazer distinção: isso mostra que você as valoriza.

Elogie e parabenize sempre que possível: mostrar que você reconhece o valor do outro diz muito sobre a pessoa generosa que você é e não diminui o valor que você tem.


Para finalizar, lembre-se: se você deseja melhorar seus relacionamentos profissionais, comece mudando a sua comunicação. Mostre que respeita e valoriza as pessoas com quem você conversa. Isso não resolverá todos os seus problemas: a comunicação não é uma solução mágica! Mas, com certeza, você viverá com menos conflitos.

Agora, conte para mim: suas mensagens aproximam ou afastam as pessoas?

Sucesso e até a próxima!

 

 

Referência Bibliográfica

ADLER, Ronald B. e TOWNE, Neil. (2002). Comunicação Interpessoal. Rio de Janeiro: LTC.


Uso dos porquês

Se você usa "pq" porque não sabe qual porquê deve usar, vire esse jogo!

Leia as explicações do carrossel de fotos ao lado.  Em seguida, acesse o link para testar o que você aprendeu.

https://forms.gle/483aDuYRmuYXRgRP7

Quer aprender mais? Acesse o link a seguir para jogar!

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